TransfereGov Transferências Especiais

Emendas Pix

Sobre este curso

Capacitar gestores e servidores públicos, representantes e funcionários de organizações da sociedade civil para atuar com excelência na gestão das transferências voluntárias da União

Conteúdo do curso

6 Paineis • 6 aulas • 17h totais

01 - Histórico e evolução do Siconv para o TransfereGov

02 - Objetivos e princípios da plataforma

03 - Tipos de transferências voluntárias

04 - Legislação aplicável 

05 - Estrutura da Rede de Parcerias

06 - Órgãos concedentes e convenentes

07 - Tipos de instrumentos: convênio, termo de fomento, TED

08 - Ciclo de vida de um instrumento

09 - Atores envolvidos e suas responsabilidades

10 - Navegação geral na plataforma

11 - Ambiente de treinamento do Transferegov

12 - Boas práticas de governança pública


 

01 - Liberação de recursos e cronograma de desembolso

02 - Execução física - acompanhamento das metas

03 - Execução financeira - movimentação bancária

04 - Utilização da conta bancária específica

05 - Registro de despesas e comprovantes

06 - Alterações no plano de trabalho

07 - Reprogramações e prorrogações

08 - Gestão de saldos e rendimentos

09 - Procedimentos de cancelamento e devolução de recursos

10 - Comunicação com a concedente via sistema

11 - Registro de ocorrências e justificativas

12 - Boas práticas na execução física e financeira dos instrumentos


 

01 - Acesso via Gov.br e perfis de usuário

02 - Cadastro de proponentes e responsáveis legais

03 - Documentação obrigatória para habilitação

04 - Certidões exigidas e sua validade

05 - Cadastro de propostas e projetos

06 - Elaboração do plano de trabalho

07 - Definição de metas e indicadores

08 - Cronograma físico-financeiro

09 - Cadastro de bens e serviços

10 - Upload de documentos e anexos

11 - Validação técnica e jurídica

12 - Envio para análise do órgão concedente


 

01 - Acesso aos painéis públicos do Transferegov

02 - Consulta por município, estado ou órgão

03 - Indicadores de desempenho

04 - Painel de obras (Obrasgov.br)

05 - Painel de acompanhamento das emendas parlamentares

06 - Painel de transferências especiais

07 - Exportação de dados abertos

08 - Relatórios gerenciais personalizados

09 - Integração com outros sistemas (SIOP, SIGPAR)

10 - Uso de APIs para gestão local

11 - Ferramentas de auditoria e controle

12 - Comunicação com a sociedade


 

01 - Tipos de prestação de contas (simplificada, ordinária)

02 - Prazos e etapas da prestação

03 - Documentos exigidos

04 - Relatórios de execução física e financeira

05 - Upload de notas fiscais e comprovantes

06 - Análise técnica e parecer conclusivo

07 - Regularização de pendências

08 - Reprovação e devolução de recursos

09 - Encerramento do instrumento

10 - Responsabilidade dos gestores

11 - Sanções e impedimentos

12 - Transparência e controle social


 

01 - O que são Emendas Pix (transferências especiais)

02 - Base legal: EC 105/2019 e art. 166-A da CF

03 - Diferenças entre emendas tradicionais e Pix

04 - Cadastro do plano de trabalho na Plataforma Transferegov

05 - Análise técnica e aprovação ministerial

06 - Execução dos recursos recebidos via Emendas Pix

07 - Prestação de contas simplificada

08 - Pendências e bloqueios de repasse

09 - Transparência e rastreabilidade

10 - Casos práticos e jurisprudência

11 - Boas práticas na gestão de emendas

12 - Impactos das transferências especiais na execução de políticas públicas



 

Professores

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Nilson Francisco Tognato

Nome: Nilson Francisco Tognato Áreas de Atuação: Gestão Pública, Contabilidade, Finanças, Orçamento e Educação FORMAÇÃO ACADÊMICA • MBA em Gestão Pública e Inovação – UNICENTRO (2023) • Especialização em Contabilidade Gerencial e Empresarial – FECILCAM (1997) • Graduação em Administração – FECILCAM (2000) • Graduação em Ciências Contábeis – FECILCAM (1995) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL • Contador Público (33 anos de atuação) • Professor Colaborador – Curso de Ciências Contábeis (UNESPAR, 2001-2002) • Professor/Instrutor – UNYFLEX CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO (2020–atual) ÁREAS DE ATUAÇÃO E EXPERTISE • Gestão Pública Municipal (Contabilidade, Patrimônio, Finanças, Orçamento e Planejamento) • Políticas Públicas – Desenvolvimento de projetos para melhoria urbana (Estrutura Administrativa, Infraestrutura, Gestão e Tecnologia) • Planejamento Municipal – Domínio em instrumentos como Plano Diretor, PME, PPA, LDO e LOA • Ensino/Aprendizagem – Pesquisa e aprimoramento de metodologias na Educação Municipal LINK PARA CURRÍCULO LATTES http://lattes.cnpq.br/8343083117688482

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Professor Especialista

Professor Especialista

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Lenon Alexandre Bilieri

CURSOS REALIZADOS

Modelo de Excelência em Gestão dos Órgãos e Entidades que Operam Transferências da União – MEG TR – ENAP Escola Nacional de Administração Pública - Data Conclusão Abril/2021 – Carga Horária 10 ( dez) horas;

Seminário Técnico sobre IRRF – Implementação da retenção Ampla no Município – CNN Confederação Nacional dos Municípios – 13/07/2023 – Carga horária 5 ( cinco) horas;

Seminário Técnico Desmistificando as Emendas Especiais, Convênios e Contratos de Repasse – CNN Confederação Nacional dos Municípios – 01/08/2023 – Carga horária 5 ( cinco) horas;

Planejamento para Implantação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União - ENAP Escola Nacional de Administração Pública - Data Conclusão Abril/2021 – Carga Horária 10 ( dez) horas;

Aplicação do Instrumento de Melhoria da Gestão das Transferências da União – IMG TR - ENAP Escola Nacional de Administração Pública - Data Conclusão Abril/2021 – Carga Horária 10 ( dez) horas;

Plano de Melhoria da Gestão das Transferências da União - ENAP Escola Nacional de Administração Pública - Data Conclusão Abril/2021 – Carga Horária 10 ( dez) horas;

Plano de Ação e Investimentos ( PAI) Do Plano Diretor Municipal ( PDM) – Instrumento para Gestão Pública – Carga horária 04 ( quatro) horas – Maringá 07 de Maio de 2015 – PARANACIDADE/GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ;